domingo, 26 de fevereiro de 2012

Cachoeira Congelada?




Sim, existe....e é no Brasil!!!


URUPEMA - SC





Localizada a 700 m do topo do Morro das Torres, cujo nome original é Serra do Campo Novo, no município de Uprema , cuja altitude medida desta elevação é de 1.733 m na região conhecida como "Planalto das Neves" em Santa Catarina.

Possui uma pequena queda d´água, situada a 1.535m de altitude (sua base) e de 1.580m na parte superior da cachoeira, que possui duas quedas.

A cachoeira leva esse nome por congelar nos dias mais frios do inverno.  Quase totalmente escondida pela vegetação típica da Serra Catarinense, sombreada quase o dia todo, permitindo que o ar frio escoado do topo do Morro das Torres permaneça sem aquecer, expondo o local a muitas horas sob temperaturas negativas.

O Morro das Torres, diferentemente das maiorias das elevações do Sul do Brasil, é uma gigantesca esponja natural, já que seu topo é um banhado .

Seu extenso topo (cerca de 1200 m),de vegetação de gramíneas baixas, totalmente encharcado de água, mantem a baixíssimas temperaturas todo o sistema água/vegetação, cuja precipitação é rapidamente absorvida e escoada em função do intenso fraturamento sub-horizontalizado da rocha vulcãnica, recoberta pela vegetação típica de banhados comuns no sul do Brasil, que nos interflúvios, que são a origenm da maioria dos rios, do planalto sul-brasileiro.

O escoamento da água pela pouca espessura do manto de solo é muito rápido, sendo que esta cobertura superficial está sempre exposta ao vento e a baixas temperaturas que mantém as rochas como um amplificador do frio, algo como um refrigerador, capaz de congelar-se também ao longo de seu curto caminho desde o topo do morro até as proximidades da cachoeira, facilmente visto em dias de frio rigorosos, ao longo da estrada que leva até o topo do morro e que pode ser visto, como "estalactites", nos barrancos, com longos cristais de até meio metro.


FOTOS DA CIDADE




Veja só....a placa indincando a cachoeira que congela!!







http://www.urupema.sc.gov.br/turismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário